» 20.11.2008
  Pedágio na Br 101 no ES pode chegar a seis Reais a cada 80 km
 
Motoristas que trafegam pela BR 101, de norte a sul do Estado, encontram trechos precários, tamanha a quantidade de buracos e desnivelamentos do asfalto. A partir de 2010, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promete acabar com essa realidade, com a concessão dos 461 km de BR 101 que cortam o Estado. Mas essa melhoria não ficará barata para o condutor que vai passar a pagar pedágio variando entre R$ 4,00 e R$ 6,00. E pela quilometragem, a concessionária poderá instalar até seis praças de cobrança.

Segundo o presidente da ANTT, Bernardo Figueiredo, a cobrança do pedágio só passa a valer depois que a empresa que ganhar a concessão fizer as primeiras intervenções na pista como recapeamento de asfalto e melhorias na sinalização.

"A empresa só vai cobrar o pedágio na medida em que ela estiver cumprindo a obrigação dela que é colocar a rodovia em condições adequadas ao tráfego. O usuário vai pagar o pedágio, mas em compensação vai circular com custos mais baratos como a manutenção do veículo e o tempo. A cobrança do pedágio nunca acontece antes do sexto mês", garantiu o presidente da ANTT.